Pular para o conteúdo principal

Filhos não são nossa garantia, mas podem ser nosso maior presente

Sempre nos dizem que não devemos ter filhos esperando que eles cuidem de nós. E isso é verdade. Filhos são um ato de amor, um salto de fé, não um plano de aposentadoria ou um seguro de cuidados. A maternidade não deve vir com expectativas de retorno, porque, afinal, criamos nossos filhos para serem livres e para viverem suas próprias vidas, não para estarem presos à nossa.

Mas há momentos em que a vida nos surpreende com pequenos presentes inesperados. Como naquele dia em que você acorda doente, com a cabeça pesada e o corpo pedindo descanso. Sem precisar dizer uma palavra, sua filha percebe. Ela te olha de um jeito diferente, mais atento, e antes mesmo que você possa insistir que está tudo bem, lá está ela com um copo de água e um chá quentinho. Não há promessas de cuidado eterno, nem cobranças ou obrigações. Apenas um gesto simples, mas carregado de amor.

Nesses momentos, você percebe que, mais do que um laço de sangue, há uma conexão construída de empatia, afeto e atenção. Uma parceria de vida que vai além do papel de mãe e filha. Aquela filha, que você um dia embalou e cuidou, agora se mostra uma companheira de jornada.

No fim, não é sobre ter alguém que cuide de você, mas sobre construir relações onde o cuidado é uma via de mão dupla. Sobre criar laços tão fortes que, no momento de fragilidade, você encontra uma mão estendida. E isso, por si só, é uma das maiores recompensas da vida.

Obrigada, minha filha, por estar comigo nos dias difíceis e por ser essa mulher incrível que eu tenho tanto orgulho em chamar de minha. Obrigada por sua sensibilidade, por me enxergar além das palavras e por me lembrar, com pequenos gestos, que o amor é essa troca constante de cuidado e presença. Ver você crescer e se tornar essa pessoa tão atenta e generosa é o maior presente que a vida me deu. E saber que eu posso contar com você, não por obrigação, mas por escolha, é algo que me enche o coração de gratidão.

Comentários

Postar um comentário

Fala comigo:

Mais Vistas

Jogando o Jogo do Contente

Ontem eu fiz todos os meus planos para a semana, mês, pro futuro.  Tava motivada a mudar o ritmo da minha vida. Recomeçar.  Acordei hoje arrasada.  Tive um segundo sonho com o Rafael. No primeiro, há uns dias, eu via ele através de um vidro, tentava alcança-lo mas ele não me via, não me ouvia, não me atendia... foi desesperador.  Neste ele terminava comigo, e eu implorava para que ele não fosse embora, não desistisse de nós, que poderíamos consertar qualquer coisa. Mas ele dizia que já era hora e que não dava mais. Ele tava chorando. E eu acordei com esse sentimento horrível com ele terminando comigo.  Minha psicologa disse que é meu inconsciente elaborando essa tragédia. Eu não sei dizer o que é. Só sei que eu acordo destruída. Com a sensação do fim pulsando no meu corpo. As lágrimas saltando dos meus olhos e a solidão me apunhalando o coração. O ar falta, o peito aperta, a dor é física e o pânico parece que vai tomar conta de tudo. Nas primeiras noites sem ele...

Eu quero fazer as pazes comigo...

Durante muito tempo, achei que amadurecer significava nunca mais cometer o mesmo erro. Como se a vida entregasse uma prova, eu aprendesse a lição e, dali em diante, estivesse imune. Mas não é assim. A gente pode querer não errar. Mas a gente erra, muitas vezes, algumas no mesmo lugar, só que de um jeito diferente. E talvez seja exatamente aí que esteja a resposta (neste erro que se repete). A real é que eu só não errarei de novo, do mesmo jeito, quando eu deixar de ser quem eu sou.  Quando eu mudar o meu desejo. Mas, principalmente, eu só vou parar de errar se eu parar de desejar. Se eu parar de me envolver. Se eu parar de tentar. Se eu me esconder da vida. Se eu nunca mais confiar. Se eu desistir. Se eu escolher viver uma vida menor para nunca mais me decepcionar. Só que isso não é maturidade. Isso é medo. E existe uma diferença enorme entre aprender e endurecer. E eu não quero endurecer. Eu não quero me fechar para a dor porque isso é o mesmo que me fechar para a vida, para o bel...

Eu queria que ele parasse de me procurar.

Eu queria que ele parasse de me procurar. Ou me achasse de vez. Porque existe um tipo de ausência que dói menos do que uma presença pela metade. Tem gente que vai embora. E tudo bem. A dor da despedida, por mais cruel que seja, um dia encontra um lugar para descansar. O problema é quem nunca vai embora de verdade. Quem aparece quando sente saudade, desaparece quando sente medo e volta quando percebe que você está conseguindo seguir. É como viver com uma porta que nunca fecha e nunca abre completamente. Você não sabe se espera, se esquece, se responde, se bloqueia, se interpreta o silêncio ou a mensagem de "oi, sumida" enviada às onze da noite. E, aos poucos, a sua vida começa a girar em torno das migalhas de alguém que nunca teve coragem de oferecer um banquete. Talvez o que eu deseje não seja nem ele. Talvez eu deseje o fim dessa espera invisível. Porque ser escolhida pela metade é uma forma muito silenciosa de rejeição. Então eu queria que ele parasse de me procurar... Ou m...