Pular para o conteúdo principal

A Arte de Integrar a Dor

É curioso como as pessoas, bem-intencionadas e apressadas, se sentem tão à vontade para definir o fim do luto de outra pessoa. A pressa em dizer “já é hora de seguir em frente”, como se existisse um alarme invisível avisando que o tempo de dor acabou, que a ausência já foi absorvida e agora precisa ser descartada como um objeto qualquer. Mas a verdade é que a ausência não é preenchida, ela só se molda em nós de um jeito novo. Luto não termina; ele apenas muda de forma.

Eu sempre digo que perder alguém é como perder, literalmente, uma parte de si: aprendemos a viver sem, mas essa falta não é substituída. Nada resolve, porque não há o que resolver. Não há como colocar uma prótese no vazio. O que resta é aceitar a nova forma que carregamos, uma forma incompleta, mas ainda viva e cheia de outras possibilidades.

Lidar com o luto é um processo extremamente íntimo e único. Cada pessoa cria suas próprias estratégias, e o que funciona para uns pode ser devastador para outros. O grande erro é assumir que há uma linha do tempo ideal ou um roteiro certo para superar a dor. Muitas vezes, quem observa de fora tenta ajudar com base em suas próprias experiências ou pelo desconforto de ver o sofrimento de alguém querido. Mas lidar com o luto é, antes de tudo, um exercício de empatia e respeito por esse percurso alheio.

Os vínculos que criamos com aqueles que amamos não são  substituíveis ou “apagáveis”. E, ao contrário do que muitos podem pensar, o luto não é sobre “esquecer e seguir em frente”. É sobre integrar essa perda na sua vida e aprender a viver com a saudade. Cada pessoa encontra um jeito próprio de manter vivo o que foi significativo. Há conforto em revisitar certas memórias, mesmo as mais íntimas e pessoais, e isso não é um sinal de apego doentio ou de que a dor permanece cristalizada. É uma forma de manter algo vivo dentro de nós, de ressignificar um pedaço perdido sem ter que abandoná-lo por completo.

O importante é observar o impacto dessas lembranças na nossa vida. Se elas trazem conforto, uma sensação de conexão ou preservam uma parte da história que nos constitui, elas podem ser saudáveis e até fundamentais para o processo de cura. Por outro lado, se começarem a limitar, sufocar ou impedir novos movimentos, talvez seja um sinal de que é hora de buscar apoio e novas estratégias de cuidado. Mas apenas quem está vivendo a perda pode saber o que precisa ser ajustado, e em qual momento. Em vez de se preocupar se é “correto” ou não sentir o que sente, permita-se sentir, sem julgamentos. Fugir do que você sente é fugir de si mesma. Isso não funciona. Encarar seu próprio caos e ficar é o maior ato de amor próprio que existe. 

Então, talvez o luto nunca acabe. Talvez ele só te transforme em uma outra versão de si mesma, uma que aprendeu a conviver com o que falta, a guardar com carinho o que se foi, e a abrir espaço para o que ainda está por vir. Não é sobre esquecer, mas integrar. Porque, ao final, viver é isso: aprender a ser inteira de um jeito novo, mesmo com o que ficou faltando.

Comentários

Mais Vistas

Jogando o Jogo do Contente

Ontem eu fiz todos os meus planos para a semana, mês, pro futuro.  Tava motivada a mudar o ritmo da minha vida. Recomeçar.  Acordei hoje arrasada.  Tive um segundo sonho com o Rafael. No primeiro, há uns dias, eu via ele através de um vidro, tentava alcança-lo mas ele não me via, não me ouvia, não me atendia... foi desesperador.  Neste ele terminava comigo, e eu implorava para que ele não fosse embora, não desistisse de nós, que poderíamos consertar qualquer coisa. Mas ele dizia que já era hora e que não dava mais. Ele tava chorando. E eu acordei com esse sentimento horrível com ele terminando comigo.  Minha psicologa disse que é meu inconsciente elaborando essa tragédia. Eu não sei dizer o que é. Só sei que eu acordo destruída. Com a sensação do fim pulsando no meu corpo. As lágrimas saltando dos meus olhos e a solidão me apunhalando o coração. O ar falta, o peito aperta, a dor é física e o pânico parece que vai tomar conta de tudo. Nas primeiras noites sem ele...

Eu quero fazer as pazes comigo...

Durante muito tempo, achei que amadurecer significava nunca mais cometer o mesmo erro. Como se a vida entregasse uma prova, eu aprendesse a lição e, dali em diante, estivesse imune. Mas não é assim. A gente pode querer não errar. Mas a gente erra, muitas vezes, algumas no mesmo lugar, só que de um jeito diferente. E talvez seja exatamente aí que esteja a resposta (neste erro que se repete). A real é que eu só não errarei de novo, do mesmo jeito, quando eu deixar de ser quem eu sou.  Quando eu mudar o meu desejo. Mas, principalmente, eu só vou parar de errar se eu parar de desejar. Se eu parar de me envolver. Se eu parar de tentar. Se eu me esconder da vida. Se eu nunca mais confiar. Se eu desistir. Se eu escolher viver uma vida menor para nunca mais me decepcionar. Só que isso não é maturidade. Isso é medo. E existe uma diferença enorme entre aprender e endurecer. E eu não quero endurecer. Eu não quero me fechar para a dor porque isso é o mesmo que me fechar para a vida, para o bel...

Eu queria que ele parasse de me procurar.

Eu queria que ele parasse de me procurar. Ou me achasse de vez. Porque existe um tipo de ausência que dói menos do que uma presença pela metade. Tem gente que vai embora. E tudo bem. A dor da despedida, por mais cruel que seja, um dia encontra um lugar para descansar. O problema é quem nunca vai embora de verdade. Quem aparece quando sente saudade, desaparece quando sente medo e volta quando percebe que você está conseguindo seguir. É como viver com uma porta que nunca fecha e nunca abre completamente. Você não sabe se espera, se esquece, se responde, se bloqueia, se interpreta o silêncio ou a mensagem de "oi, sumida" enviada às onze da noite. E, aos poucos, a sua vida começa a girar em torno das migalhas de alguém que nunca teve coragem de oferecer um banquete. Talvez o que eu deseje não seja nem ele. Talvez eu deseje o fim dessa espera invisível. Porque ser escolhida pela metade é uma forma muito silenciosa de rejeição. Então eu queria que ele parasse de me procurar... Ou m...