Pular para o conteúdo principal

Até as coisas incríveis morrem.

São 3:39 da manhã: aquele limbo em que a cidade dorme, o barulho cala, o corpo esgotado implora por descanso… e a mente decide que é um ótimo momento pra começar a tortura diária.

Eu dormi depois da meia-noite, como quem desmaia e não como quem descansa. O corpo desligou por exaustão. A mente, não. A mente é aquela amiga inconveniente que chega sem avisar, acende todas as luzes da casa e começa a fazer perguntas que não têm resposta.

O que poderia ter sido diferente?
Onde foi que eu errei?
Por que não deu certo?

Eu não tenho as respostas.
Aliás, nem as perguntas eu tenho direito.
Só tenho esse buraco no peito, essa sensação de página inacabada, de frase que termina sem ponto final.

Todo mundo ama uma história com porquê. A gente foi educada a acreditar que tudo tem sentido, lição, moral no fim. Mas na vida real, o fim às vezes é só isso: fim. Sem explicação, sem discurso bonito, sem vilão claro. Acaba porque alguém não aguenta mais, porque alguém não sabe como continuar, porque algo se rompeu e ninguém teve coragem (ou maturidade) pra costurar de volta.

Minha mente, porém, insiste:
Será que eu falei demais?
Será que eu pedi demais?
Será que eu senti demais?

Mas entre uma pergunta e outra, existe um fato: acabou.
E aceitar isso não é uma chave que a gente vira. Não pra mim.
Eu ainda não tô nessa fase.
Eu tô na fase de olhar o celular a cada dois minutos.

Não é figura de linguagem. É abrir a tela, ver se tem notificação, ter aquela mini decepção quando não tem nada, fechar, respirar fundo, julgar a própria carência, prometer que não vai olhar mais… e, três minutos depois, repetir tudo de novo.

Eu passei o dia esperando você mudar de ideia.
Como se em algum momento você fosse ser tomado por uma súbita iluminação:

“Eu tô louco? Claro que eu não posso perder isso.”

Mas você não mudou de ideia. E, se eu for honesta comigo, talvez nem esteja pensando em mim agora.

Essa é uma das dores mais agudas do fim: perceber que você tem um terremoto dentro de si mesma enquanto, na vida do outro, talvez seja só um tremor leve, um incômodo passageiro, uma adaptação de rotina.

Eu sei que preciso mudar o disco.
Sacudir a poeira.
Me reinventar.

Eu sei tudo isso porque o mundo inteiro repete, porque eu mesma já falei disso como conselho pra outras mulheres: “um fim também é um recomeço”, “você vai se redescobrir”, “você é maior do que essa história”.

Na teoria, eu tô pronta pra dar palestra.
Na prática, eu só queria conseguir dormir.

E tem uma frase que fica martelando:
Fosse pra ser, tinha sido.
Fosse pra ser…

Acho sedutor esse tipo de frase, porque ela tira o peso da decisão das nossas costas. Transfere tudo pro destino, pra vida, pro Universo, pra qualquer força que nos isente de responsabilidade.

Mas tem um detalhe: “fosse pra ser, teria exigido escolhas diferentes”.
Suas, minhas, nossas.

Nem toda relação que acaba era “errada”.
Tem relação que era incrível e ainda assim morre.
Porque amor não é único ingrediente.
Morre porque não dá pra sustentar sozinha.
Morre porque o tempo de um não encontra o tempo do outro.
Morre porque a vida adulta cobra boletos que a fantasia romântica não paga.

Até as coisas incríveis morrem.

Isso é o mais difícil pra quem idealiza: aceitar que intensidade não é garantia de permanência. Que química, conexão, conversas profundas de madrugada e todos aqueles sinais de “nossa, nunca senti isso antes” não asseguram um futuro. Às vezes, o amor da sua vida é também a crise que te ensina a reconstruir a sua própria.

O problema é que, no caminho entre o fim e a reconstrução, tem esse limbo:
o trecho em que a gente quer seguir em frente, mas ainda olha pra trás o tempo todo.

É aqui que eu tô.
Não é que eu não entenda que acabou. Eu entendo.
Também não é que eu ache que uma mensagem agora vá mudar tudo. No fundo, eu sei que não.

Mas existe esse vício de possibilidade.
Esse vício de “vai que”.
Vai que ele pensa melhor.
Vai que ele sente a minha falta.
Vai que ele se arrepende.
Vai que essa notificação é você.

Não é.

E eu preciso começar a aceitar isso não só com a cabeça, mas com o corpo, com a rotina, com a forma como eu me trato.

Encerrar, pra mim, não é apertar um botão de “esquecer”.
É um processo quase burocrático de inventário emocional:
recolher as lembranças, desmontar os planos, cancelar as projeções, devolver as esperanças que não se confirmaram.

É desfazer, em silêncio, uma casa que eu tinha construído dentro de mim pra nós dois morarmos.

E é foda, porque ninguém fala o quanto dói ter que esvaziar um espaço que você decorou com tanto cuidado. Cada quadro tirado da parede é uma lembrança. Cada móvel arrastado é uma promessa que volta pro chão. Cada objeto encaixotado é um “a gente” que não vai mais ser conjugado no futuro.

Enquanto isso, o mundo cobra pressa.
Cobra autoestima inabalável.
Cobra desapego instantâneo.
Cobra que você seja forte, madura, evoluída, “good vibes”.

Que você poste textão de gratidão pela experiência, que aprenda a lição, que faça yoga, que beba água, que faça terapia, que transforme a dor em conteúdo, em piada, em insight.

Mas às 3:39 da manhã não existe performance.
Existe só você, a cama, o celular aceso e uma parte de você que ainda não recebeu a notícia de que acabou.

Tem quem feche um livro na metade e diga que tá tudo bem. Eu sou do tipo que relê as últimas páginas cinco vezes, procurando uma frase que me dê paz.

Não encontrei.
Talvez não exista.
Talvez a paz venha quando eu parar de insistir em respostas que ele nunca vai me dar e começar a fazer perguntas que só eu posso responder.

Talvez a reinvenção seja isso:
olhar pra essa mulher que sobrou depois do fim e decidir que ela merece algo que não dependa da confirmação de ninguém.

Mas calma, não agora.
Agora ainda é madrugada.
Agora eu ainda tô entre o “fosse pra ser, tinha sido” e o “eu vou ficar bem”.

De alguma forma, eu sei que vou.
Não por otimismo barato, mas porque eu já sobrevivi outras vezes. 
A gente sempre acha que “dessa vez não vai dar”, mas dá.
Uma hora o corpo para de acordar no susto.
Uma hora o celular vira só um aparelho de novo, e não um altar de esperança.
Uma hora o nome dele deixa de ser gatilho e vira só um dia da semana.

Até lá, eu sigo nessa transição estranha entre o que acabou e o que ainda não começou.
Eu sigo tentando não romantizar nem demonizar a história.
Foi bonito enquanto foi.
Foi dolorido quando deixou de ser.
E, mesmo assim, foi.

Um dia, de madrugada, eu vou acordar com a mente quieta.
E quando isso acontecer, não vai ser porque você voltou.
Vai ser porque, enfim, eu voltei.

Comentários

Mais Vistas

Quase 5 anos...

Hoje eu me dei conta de que vai fazer cinco anos. CINCO ANOS. Como assim, cinco anos? Já foram cinco carnavais sem ele. Cinco aniversários dele sem ele. Cinco Dias dos Namorados. Cinco Dias dos Pais. Quase cinco anos ouvindo “já faz tempo”, como se tempo fosse alguma coisa capaz de explicar a ausência. Logo serão cinco anos da nossa última viagem. Cinco natais. Cinco anos-novos. Cinco vezes janeiro chegando sem ele. Cinco aniversários sem ele me dar parabéns. E eu fico olhando para isso tudo com uma espécie de espanto. Porque, ao mesmo tempo em que parece que foi ontem, parece que aconteceu numa outra existência. E talvez tenha sido. Cinco anos são tempo suficiente para uma vida inteira caber dentro de outra. Aconteceu tanta coisa. Eu mudei. Minha filha cresceu. Meu trabalho mudou. Minha casa mudou. Meu corpo mudou. Eu me apaixonei de novo. Eu chorei de novo. Eu ri de verdade. Eu viajei. Eu fiz planos. Eu me perdi. Eu me encontrei algumas vezes. Eu virei uma mulher que ele nunca conhec...

Meu santo avisou

Hoje eu tô arrasada. O Lula foi para o segundo turno em segundo lugar, temos o pior congresso da história e minha amiga de vinte anos, que já tinha parado de falar comigo, deixou de me seguir e eu nem sei por quê. Não sei. Não sei mesmo. E talvez seja isso que mais me irrite: não ter uma explicação. Cara… que merda. Que merda. Hoje eu tô com raiva, magoada, decepcionada, em luto pelo Brasil, em luto por uma amizade que eu nem sei exatamente porquê morreu e, de quebra, estou arrependida. Muito arrependida. Das escolhas que fiz no ano passado. Na verdade, de uma escolha. Uma escolha específica. 24/07/25. Eu consigo voltar para aquele dia na minha cabeça com uma nitidez quase irritante. E o pior é que meu santo avisou. Avisou bonito. Não faça. Não fique. Não. Não. Não. Não faça isso, Polly. E eu fui lá e fiz. Fiquei com o irmão dela. E dali para frente foi ladeira abaixo. É impressionante como, às vezes, uma escolha que parece pequena abre uma porta que a gente não faz ideia de onde vai d...

Jogando o Jogo do Contente

Ontem eu fiz todos os meus planos para a semana, mês, pro futuro.  Tava motivada a mudar o ritmo da minha vida. Recomeçar.  Acordei hoje arrasada.  Tive um segundo sonho com o Rafael. No primeiro, há uns dias, eu via ele através de um vidro, tentava alcança-lo mas ele não me via, não me ouvia, não me atendia... foi desesperador.  Neste ele terminava comigo, e eu implorava para que ele não fosse embora, não desistisse de nós, que poderíamos consertar qualquer coisa. Mas ele dizia que já era hora e que não dava mais. Ele tava chorando. E eu acordei com esse sentimento horrível com ele terminando comigo.  Minha psicologa disse que é meu inconsciente elaborando essa tragédia. Eu não sei dizer o que é. Só sei que eu acordo destruída. Com a sensação do fim pulsando no meu corpo. As lágrimas saltando dos meus olhos e a solidão me apunhalando o coração. O ar falta, o peito aperta, a dor é física e o pânico parece que vai tomar conta de tudo. Nas primeiras noites sem ele...